Voltar

Alcides Doná Esquerdo

alcides_capa.jpg

Hoje tenho a minha oficina no meu apartamento, em um quarto que minha esposa cedeu (era quarto de tv), onde tenho feito ótimos violões.

Me chamo Alcides Doná Esquerdo. Trabalhei 41 anos como supervisor de produção em laminação na Villares (antes Metalúrgica Aparecida) e desde os 11 anos ajudava o meu avô que era marceneiro e carpinteiro. Vem daí a minha paixão em mexer com madeiras e a preocupação de ter sempre à disposição uma bancada com ferramentas.

Cursei o Ginásio Industrial onde a cada seis meses fazíamos estágio em várias modalidades profissionais (marceneiro, torneiro, entalhador, forjaria, ajustagem mecânica, torneiro mecânico), lá me formei torneiro mecânico e desenhista.

Há 11 anos me aposentei da Villares e há uns quinze estudo violão clássico. Como estava com um tempinho sobrando, resolvi então fazer um curso de Luthieria em São Paulo com o nosso Mestre WGabriel.

Hoje tenho a minha oficina no meu apartamento, em um quarto que minha esposa cedeu (era quarto de tv), onde tenho feito ótimos violões com madeiras maciças e nobres de alta qualidades como pinho alemão, jacarandá da bahia, cedro canadense, cedro rosa, ébano, etc.