Voltar

Catarina de Fátima Garcia

catarina_capa.jpg

Ao longo da minha profissão, passei por momentos difíceis, além do cansaço e exaustão, sofri preconceito por ser mulher.

Meu nome é Catarina de Fátima Garcia, tenho 60 anos e nasci em Bocaina - SP.

Desde pequena sou atraída por artes. Apesar de pobre, meu pai, com suas ferramentas rústicas, serrote, furadeira de mão e martelo, usava a criatividade para construir nossos móveis. Eu sempre o ajudava e me sentia tão alegre que não me importava de brincar com outras crianças. Assim cresci com essa paixão. Quando adulta comecei a trabalhar com artesanato, pinturas, reformas residenciais, reaproveitamento e restauração de móveis.

Ao longo da minha profissão, passei por momentos difíceis, além do cansaço e exaustão, sofri preconceito por ser mulher. Por várias vezes quando me solicitavam um orçamento, as pessoas esperavam por um homem, e quando me viam ficavam surpresos. Assumi várias obras onde eu e minha filha Manoela éramos as únicas mulheres. Mas nunca desanimei, todos os dias carregava minha maleta com ferramentas e tintas e partia para a batalha.

No caminho ao trabalho, minha atenção era voltada para as calçadas, caçambas e terrenos em busca de materiais para reaproveitar na execução de novas criações artísticas. Alguns clientes sabiam da minha paixão por ferramentas e me presenteavam. Um dia ganhei um martelinho todo pintado com florzinhas e que se transformava em chaves gerais. Ainda hoje o carrego comigo. Sempre sou barrada em portas giratórias de banco.

O reconhecimento do meu trabalho sempre foi minha grande satisfação, e isso me atrai por qualquer coisa que signifique arte. Na construção da minha casa, não hesitei em realizar meu sonho de reaproveitar materiais e usar a minha criatividade. E sob minha inspiração, projetei e executei de maneira rústica, simples e encantadora.

Atualmente estou construindo minha oficina. É bem mais em comparação ao que meu pai tinha naquele tempo. Graças às ferramentas consigo executar a minha criatividade, pois elas são práticas e me incentivam a trabalhar todos os dias.


https://www.facebook.com/acasadoquintal