Voltar

Osni Sampaio Leite

osni_capa.jpg

Tudo o que a imaginação criava eu transformava em arte, tinha até um nome sugestivo: “OSNI - PHINUS PRESENTES”.

Meu nome é Osni Sampaio Leite, tenho 58 anos e desde criança sou muito curioso e arteiro, gostava de fazer “arte”... carrinhos de latas de sardinha, carrocinha com cavalinho de sabugo, casinhas de barro e o que mais der na telha.

Quando me tornei adulto, agora casado, construímos nossa casa e só então consegui realizar alguns sonhos de infância, como ter um autorama, vídeo game (Super Game CCE) e outras coisinhas, e como continuava fascinado por ferramentas, fui conseguindo aos pouco montar meu arsenal.

Entre tantos materiais o que sempre gostei de mexer era com madeiras, aí que desenvolvi alguns equipamentos caseiros (pois não tinha condições de comprá-los) e comecei a confeccionar artesanatos em pinus. Tudo o que a imaginação criava eu transformava em arte, tinha até um nome sugestivo: “OSNI - PHINUS PRESENTES”. Com essa brincadeira montei uma lixadeira de fita (que não existe mais), uma lixadeira circular e até um torno para madeira ainda em funcionamento – todos caseiros.

Algum tempo depois comecei a brincar com outro tipo de material, mais precisamente “metalom”. Adquiri uma maquininha de solda, fiz uma policort caseira e daí mãos a obra... Camas, berços... Tudo de ferro.

Hoje com uma profissão totalmente diferente a todos esses anos fazendo arte, como Técnico em Prótese Dentária, tenho meu laboratório próprio há 15 anos, mas jamais deixei as raízes. Continuo fascinado por ferramentas, as quais são uns dos meus hobbys, gosto de tê-las nas mão sempre que preciso inventar ou consertar alguma coisa, sem precisar recorrer aos vizinhos para me emprestar. Ainda faltam algumas para adquirir, mas aos pouco vou completando.