Voltar

Ramon Salas Roldan Neto

Aranha4.png

Me chamo Ramon Neto, profissional de caldeiraria, serralheria e montagem mecânica

Sou casado, pai de duas filhas e artista plástico quando posso. Desenvolvi um método de construir esculturas metálicas sem utilizar soldagem, parafusos, rebitagem, forjamento ou fundição.

Baseado na ideia de reciclagem, eu observava materiais diversos que sempre eram descartados por vizinhos, em reformas de telhados ou na troca da estrutura de madeira. Daí eu peguei algumas dessas telhas velhas, desenvolvi uma técnica de desbaste e corte com impacto mínimo, produzindo máscaras que depois eram acabadas e pintadas.

Após algum tempo, minha filha caçula, quando tinha seis anos de idade, pediu-me um favor, pois lhe deram um trabalho escolar para fazer, uma gincana onde deveria levar no dia uma escultura que demonstrasse um animal em atividade natural. Disponibilizei-me então a ajudar. Ela me disse que gostava de pássaros. Então pensei, a representação de um pássaro feito em uma telha seria por demais quebradiço, busquei outra opção, um material mais resistente, os metais. Deparei-me com o problema de moldagem, montagem e fixação, demorado demais e não tinha disponível equipamentos adequados, como uma máquina de solda. Apenas a minha inseparável trena e paquímetro.

Comprei ferramentas simples que faltavam, como alicate de corte e alicate de bico, pois, já havia descoberto como produzir o tal pássaro. Eu teria que trançar fios e arames metálicos, para conseguir moldar e proporcionar massa ao corpo da escultura, utilizei o cobre e o aço inox na intenção de evitar a oxidação do ferro. Resolvido o método, eu o moldei, pintei e o presenteei a minha filha que o levou para a gincana e recebeu uma nota 10.

Atualmente, tenho diversas peças prontas, como um Louva-a-Deus de 50x60cm, verde e dourado, uma aranha multi colorida (baseada na aranha marrom) de 20x30cm, caçando uma mosca das frutas dourada de 8x10cm, um pescador cearense de 10x20cm, em sua embarcação típica (não jangada, mas um bote grande a vela) de 80x95cm em fase de finalização, um busto de dragão alado de 60x75cm, atravessado por uma lança de latão e alumínio fundido (inacabado) e finalmente um escorpião de 25x70cm blindado com carapaça de peças de alumínio moldado (inacabado).

Por enquanto representa apenas um hobbie, pois infelizmente, não tenho recursos para adquirir ferramentas adequadas específicas a esse serviço, também estou disponível a quase um ano e o que produzo vai para o básico. Quem sabe mais a frente isso possa mudar.